4 – Novos Doutores na USF Alpha Mouro

Se é utente da Unidade, é muito provável que já tenha sido atendido por um médico bastante mais novo que o seu médico de família. Ao início, se calhar estranhou, e terá possivelmente ficado a pensar porque é que teria que ser atendido por outro médico, ainda por cima com um ar jovem e “inexperiente”, quando o seu médico nem sequer estava ausente… Não é que ele(a) não o(a) queira atender!

Os médicos mais “novos” com quem provavelmente já contactou são chamados “médicos internos”. São “médicos” porque já concluíram o curso de Medicina, e “internos”, porque se encontram a realizar o chamado “internato médico”. E o que é o internato médico? É a fase em que o médico está a “tirar a especialidade.

“Médico Interno” é o equivalente da expressão Norte-Americana “resident”, que decerto já terá ouvido nas conhecidas séries de televisão como o “Serviço de Urgência”, “Dr. House” ou “Anatomia de Grey”. Quando terminarem este período de formação, serão especialistas em Medicina Geral e Familiar ou simplesmente “médicos de família”, a tal como o seu próprio médico.

O internato médico de Medicina Geral e Familiar dura actualmente quatro anos. Durante este período os médicos internos têm que realizar uma série de estágios no centro de saúde e a nível hospitalar, para além de serem sujeitos a exames anuais onde são avaliados a nível de conhecimentos e desempenho prático.

Neste momento, existem sete médicos internos na USF Alpha Mouro e quatro orientadores. Da próxima vez que a for a uma consulta com o seu médico de família não fique aborrecido se o seu médico de família lhe pedir para ser atendido por um médico interno. Ao aceder está a contribuir para a sua formação, e sempre sob a supervisão do seu médico de família.

Tiago Villanueva

Comments are closed.