VIH, HIV ou Sida. Transmissão

  • Se ainda não fez o teste ao VIH ou HIV parareça no gabinete de rastreio VIH do Hospital Fernando Fonseca. É um gabinete de acesso voluntário, confidencial e gratuíto ao teste VIH ou HIV. Entrada principal do Hospital (átrio principal) 1.ª porta à direita, no “gabinete cuidados paliativos”. Este gabinete foi criado no âmbito da prevenção e da detecção precoce do VIH/HIV/SIDA. Uma parceria entre o Hospital Fernando Fonseca, EPE, ACES VII – Amadora, ACES X – Cacém-Queluz, ACES VIII – Sintra-Mafra e ACES IX – Algueirão-Rio de Mouro e a AIPAS. Está aberto aos Sábados das 10 às 18 horas até Outubro de 2012.

Para informações complementares – Linha S.O.S. SIDA pelo telefone 800 201 040

Como funciona? – Antes de realizar o teste, o utente tem a possibilidade de falar com um profissional de saúde sobre as dúvidas que tenha face ao teste e os motivos que o levam ao Gabinete de Rastreio

Realização do Teste – O teste rápido do VIH ou HIV é um teste que pesquisa anticorpos ao sangue, pelo que é necessário colher uma gota de sangue através de uma pequena picada no dedo.

Aconselhamento Pós-Teste – O resultado do teste é transmitido pessoalmente por um psicólogo, em total confidencialidade. O utente tem a oportunidade de conversar sobre o resultado do teste e receber o apoio que necessite.

  • Se o resultado for negativo, o aconselhamento dado pelos profissionais do Gabinete podem ajudá-lo a esclarecer as suas dúvidas sobre as formas de transmissão do VIH ou HIV e a informá-lo sobre a melhor forma de se proteger.
  • Se o resultado for positivo, a enfermeira de serviço fará de imediato a colheita de sangue que será enviado ao laboratório para realização do teste confirmatório definitivo. Nesta circunstância, o utente é referenciado ao Hospital de Dia de Infecciologia para saber os resultados do teste confirmatório na 6.ª feira seguinte, das 9h às 13 h onde será efectuada uma consulta médica.

Quem deve fazer o teste? – Todas as pessoas que Têm ou já tiveram realções sexuais sem perservativo podem estar em risco de ter Infecção VIH / HIV ou SIDA.

Antigamente recomendava-se que as pessoas que tinham muitos parceiros sexuais ou que consumiam drogas endovenosas fizessem o teste. Hoje em dia, em áreas de maior prevalência, todos os adultos devem fazer o teste, como parte dos seus cuidados de saúde de rotina, pelo menos uma vez na vida.

A Infecção VIH ou HIV não se vê na cara de ninguém pelo que não há outra forma de saber se está infectado, só fazendo o teste.

Porquê fazer o teste? – Se o resultado for positivo, significa que a pessoa está infectada, esta pode ter acesso aos cuidados de saúde apropriados e iniciar o tratamento o mais cedo possível. Deste modo, a evolução da doença é retardada e o conhecimento da infecção faz com que a pessoa proteja os outros e se proteja a si própria. Em caso de gravidez, pode-se actuar diminuindo muitíssimo o risco de transmissão do vírus da mulher para o seu filho.

Quanto tempo depois da exposição ao vírus deve fazer o teste? – Quanto mais cedo for diagnosticada a infecção pelo IHV ou HIV e se iniciar o tratamento adequado, melhor será a sua qualidade de vida. Mas lembre-se que o teste só deve se feito após passar a “janela imunológica”, isto é, até 3 meses após a exposição. Este é o priodo de tempo necessário para que o nosso organismo produza anticorpos específicos que possam se detectados na análise.

Porque a infecção pelo VIH, HIV ou SIDA é transmissível

  • Não contece só os outros
  • Não corra riscos…
  • Lembre-se sempre…

Como se transmite o VIH, HIV ou SIDA?  – Através de sangue, secreções sexuais e da mãe infectada para o filho

Como evitar ser infectado pelo VIH ou HIV?

  • Use sempre preservativo
  • Não partilhe objectos pessoais que possam estar em contacto com sangue (por exemplo: lâminas de barbear, escova de dentes, tesouras, material de manicura
  • Ude sempre seringas e agulhas novas.


 

Comments are closed.